A Lenda Original: A Pedra dos Sete Pecados

A PEDRA DOS SETE PECADOS

ENCONTRA-SE EM IÚNA

DIZEM QUE AS PESSOAS, EM PECADO, FICAM PRÊSAS, NA FENDA PROVENIENTE DE UM RAIO, ENQUANTO AS DE ALMA PURA ATRAVESSAM-NA INCÓLUMES.
  
FENDIDO, DE ALTO A BAIXO, O MONÓLITO, COM OUTRAS CURIOSIDADES, NO ESPÍRITO SANTO, TEM SUA LENDA:  - CERTA VEZ, QUANDO A REGIÃO ESTAVA AINDA COBERTA DE MATA VIRGEM, DESCIAM, DE MINAS, OS CAPITÃES-DE-ENTRADA, SEGUIDOS DE ESCRAVOS, PARA A ABERTURA DE CAMINHOS QUE PERMITISSEM O TRANSPORTE DE CARNES, TOICINHO E OUTROS PRODUTOS MINEIROS, PARA O LITORAL. UM AVARENTO, DENTRE ESSES PIONEIROS, RESOLVEU OCULTAR, NA BASE DA ROCHA, MOEDAS DE OURO, PEPITAS E ALGUMAS PEDRAS PRECIOSAS;

MAS, RECEANDO QUE UM ESCRAVO DESCOBRISSE O MOTIVO DE SEU REITERADO AFASTAMENTO, SEMPRE NO MESMO PONTO, METEU-LHE UMA GOLILHA E, NUMA CORRENTE DE ALGUNS METROS, O PRENDEU À CAUDA DE SUA MONTARIA.

ACORDADO E EXAUSTO, PORQUE O FERRO NÃO LHE PERMITIA O REPOUSO, À NOITE, O NEGRO INVOCA A SANTA BÁRBARA, QUE O SOCORRESSE, QUE O LIVRASSE DAQUELE SENHOR DESUMANO.

ERA UMA DEVOÇÃO DIVULGADA, EM MINAS, DESDE QUE OS LUSITANOS AFLUÍRAM PARA A ZONA DO CASCA, FAMOSA COMO AURÍFERA.
                
 NO TORMENTO, O ESCRAVO REZAVA, CONFIANTE NO PODER DE SUA PROTETORA, QUANDO SE ARMA INESPERADA TORMENTA, AO PASSO QUE MÃO INVISÍVEL LHE TIRA OS FERROS E O AFASTA DO LUGAR.

SÚBITO, UM RAIO, CAINDO NO ROCHEDO, PARTE-O, DE ALTO A BAIXO, E SOTERRA A FORTUNA ACUMULADA, NA SUA BASE!
  
ATURDIDO, O AVARENTO CORRE, EM BUSCA DO SEU TESOURO. PROCURA TRANSPOR A BRECHA, AINDA ARDENTE. E..... DESAPARECE NO ABISMO!
  
 CONSERVA-SE, POR ISSO, A LENDA DE QUE AS PESSOAS, EM PECADO, JAMAIS PODERÃO ATRAVESSAR A BRECHA SINGULAR.

NOVAES, Maria Stella de. Lendas capixabas. São Paulo: FTD, 1968. 162 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário